Escolha a opção contraceptiva que pode se adaptar aos seus objetivos
A busca pelo planejamento familiar é antiga. O surgimento dos métodos contraceptivos de longa duração (LARCs) remonta ao desenvolvimento do primeiro DIU já no início do século XX. O médico alemão Richard Richter é creditado por criar o primeiro modelo de DIU em 1909, utilizando anéis de intestino de gato. Mas foi somente em 1960 que os DIUs começaram a ganhar reconhecimento global, com a introdução do "T de cobre", desenvolvido por Howard Tatum e Jamie Zipper. Este método revolucionário ofereceu às mulheres uma alternativa contraceptiva confiável, de baixa manutenção, e de longa duração, significando um passo importante na evolução dos métodos contraceptivos. 1
Atualmente, com a evolução dos métodos contraceptivos que prometem eficácia e praticidade por períodos estendidos e são reversíveis, oferecem uma opção segura às mulheres e promevem a possibilidade de um controle seguro e confiável para o planejamento familiar.
Tipos de DIU
Basicamente, os DIUs podem ser classificados em dois grandes grupos: DIUs de cobre e DIUs hormonais. Além desses, há também um subgrupo que é o DIU de baixa dose hormonal.
DIU de cobre 3
Como age:
O DIU de cobre libera íons de cobre que são tóxicos para os espermatozoides. O cobre também altera o revestimento do útero, tornando difícil para qualquer óvulo fecundado se implantar.
Particularidades
• Eficácia superior a 99% quando inserido corretamente
• Pode levar a períodos menstruais mais pesados ou dolorosos para algumas mulheres.
• Duração de até 10 anos.
• Eficácia e Duração: mais de 99% de eficácia com duração de 5 anos.
• Risco: por ter não conter estrogênio na composição, os DIUs hormonais não aumentam o risco de trombose e não são contraindicados para quem tem o histórico da condição. 2
DIU hormonal 4
Como age:
Esse tipo de DIU é um dispositivo em forma de "T" que libera de forma lenta e gradual um hormônio do tipo progesterona, com ação localizada no útero, afinando o revestimento do útero e engrossando o muco cervical.
Particularidades
• Eficácia superior a 99%
• Pode ser utilizado como tratamento de Sangramento Uterino Anormal (SUA), como proteção endometrial e para a perimenopausa.2
• Duração de 5 anos.
DIU de baixa dosagem hormonal
Como age:
Possui uma menor quantidade de hormônios, sendo eficaz igual ao outro DIU hormonal. 4
Particularidades
• Eficácia superior a 99%
• Indicado para mulheres que buscam contracepção.2
• Não afeta a libido e mantém o ciclo natural (ovulação)2
• Duração de 5 anos.
Com estas informações em mãos você pode escolher qual o melhor método contraceptivo se adequa ao seu estilo de vida e planejamento familiar. Converse com quem cuida da sua saúde reprodutiva.
Referências e fontes:
1. (Thiery, M. (2000). "Intrauterine contraception: From silver ring to intrauterine contraceptive system," The European Journal of Contraception & Reproductive Health Care, 5(2), 120–130).
2. Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia. Disponível em: https://www.febrasgo.org.br/media/k2/attachments/03-CONTRACEPCAO_REVERSIVEL_DE_LONGA_ACAO.pdf. Acesso em Out/2023.
3. CDC - Eficácia do DIU de Cobre.
4. Medscape - Eficácia dos DIUs Hormonais
5. Mayo Clinic - DIU e Efeitos Hormonais
PP-KYL-BR-1555-1
Esse artigo foi útil para você?
Gineco - Assuntos Relacionados (Métodos Contraceptivos))
ASSUNTOS RELACIONADOS
PROCURE UM MÉDICO
Precisa falar com um gineco?
Agende uma consulta
Faça uma consulta com um ginecologista, na melhor data e horário para você.
Agende um horárioARTIGOS RELACIONADOS