Informações esclarecedoras sobre o método contraceptivo indicado para planejamento familiar
O DIU (Dispositivo Intrauterino) é uma opção de contracepção que tem ganhado popularidade devido à sua eficácia e facilidade de uso. Mas você sabe tudo o que precisa sobre esse método? Apresentamos aqui os detalhes deste método contraceptivo eficaz e muito utilizado para quem busca comodidade e planejamento familiar.
>>Afinal, o que é o DIU?1
O DIU é um pequeno dispositivo em forma de "T" inserido no útero para evitar a gravidez. Existem três tipos principais: o DIU de cobre e prata1, o DIU hormonal e o DIU de baixa dosagem hormonal.
>>Benefícios do DIU de cobre e prata1
Longa duração: uma vez inserido, você não precisa se preocupar com a contracepção diária ou mensal.
Baixa manutenção: após a inserção, uma consulta anual é geralmente suficiente.
Reversibilidade: a fertilidade é geralmente restaurada rapidamente após a remoção.
>>>Tipos de DIU
DIU de Cobre2
O que é: Dispositivo em forma de "T" revestido de cobre.
Como age: Cria um ambiente hostil para os espermatozoides.
Eficácia: Mais de 99%
Duração: Até 10 anos.
DIU Hormonal3
O que é: um dispositivo em forma de "T" que libera de forma lenta e gradual um hormônio do tipo progesterona, com ação localizada no útero.
Como age: afina o revestimento do útero e engrossa o muco cervical.
Eficácia: Mais de 99%
Duração: até 5 anos
Fonte:https://www.liberdadevemdedentro.com.br/pt-br
>>Para não ficar nenhuma dúvida: perguntas frequentes respondidas
Colocar o DIU é doloroso?
A inserção pode ser um pouco desconfortável1, mas o desconforto geralmente desaparece rapidamente. Alguns médicos recomendam medicamentos para aliviar a dor durante o procedimento.
Como o DIU de cobre funciona?
É um pequeno dispositivo em forma de T que contém um fio de cobre. Em vez de hormônios, libera íons de cobre que causam uma inflamação local, prejudicando a ação dos espermatozoides e impedindo a fertilização do óvulo. Caso um espermatozoide consiga passar, o cobre impede que o óvulo fertilizado seja implantado no revestimento do útero.
Como o DIU hormonal funciona3,4
É um pequeno dispositivo em forma de T com um reservatório contendo o hormônio levonorgestrel.2,3 Esse hormônio é liberado pelo DIU de forma constante e em quantidades baixas dentro do útero, e apenas uma pequena parte é absorvida pelo organismo. A dose dos DIUs hormonais é a mais baixa quando comparada a todos os outros métodos hormonais disponíveis.3,7
Qual a eficácia do DIU hormonal?3
O DIU hormonal está entre os métodos contraceptivos mais eficazes atualmente disponíveis, com índices de 99%.
O DIU pode afetar meu peso ou libido?
O DIU hormonal pode ter efeitos colaterais, mas geralmente são mínimos. Não há evidência robusta de que ele afete significativamente o peso ou a libido.3
O DIU hormonal pode me proteger do HIV ou de ISTs?
Não. Os únicos métodos que oferecem proteção contra ISTs são os métodos de barreira (camisinhas feminina e masculina).3
O DIU hormonal interrompe a menstruação?
Algumas mulheres relatam uma redução nos sangramentos menstruais ou até a sua interrupção completa. Isso pode ser uma vantagem para mulheres com fluxos intensos 4.
O DIU de cobre pode aumentar minha menstruação?
O DIU de cobre pode levar a períodos menstruais mais intensos e longos.5.
Posso amamentar durante o uso do DIU hormonal?
Pode-se amamentar durante o uso do produto. Não há qualquer efeito deletério sobre o crescimento ou desenvolvimento do recém-nascido quando se usa qual- quer método contendo apenas progestagênio, a partir de 6 semanas após o parto. O uso de DIU hormonal durante a amamentação também não afetou a quantidade e qualidade do leite materno.8.
O DIU hormonal engorda?
Não. Diversos estudos, entre eles, pesquisas realizadas com mulheres brasileiras usuárias de DIU hormonal em comparação com as usuárias de DIU de cobre, concluíram que não há diferenças no ganho de peso ao longo de 5 anos.6.
Lembre-se: este conteúdo é informativo e não substitui o aconselhamento médico. Para uma orientação mais personalizada, consulte quem cuida da sua saúde reprodutiva.
Referências:
1.Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/0102assistencia1.pdf. Acesso em out/2023.
2. CDC - Eficácia do DIU de Cobre
3. Apter D, Gemzell-Danielsson K, Hauck B, et al. Pharmacokinetics of two low dose levonorgestrel-releasing intrauterine systems and effects on ovulation rate and cervical function: pooled analyses of a phase II and III studies. Fertil Steril. 2014;101(6):16.
4. Gemzell-Danielsson K, Apter D, Dermout S, et al. Evaluation of a new, low-dose levonorgestrel intrauterine contraceptive system over 5 years of use. Eur J Obstet Gynecol Reprod Biol. 2017;210:22–28.
5. Mansour D. Copper IUD and LNG IUS compared with tubal occlusion, Contraception. 2007;75:S144-15.
6. Yela DA, Monteiro IMU, Bahamondes LG, et al. Variação de peso em usuárias de sistema intra-uterino liberador de levonorgestrel, diut cobre e acetato de medroxiprogesterona no Brasil. Rev Assoc Med Bras 2006; 52(1): 32-6.
7. Reinecke I, Hofman B, Mesic E, Drenth HJ, Garmann D. An Integrated Population Pharmacokinetic Analysis to Characterize Levonorgestrel Pharmacokinetics After Different Administration Routes. J Clin Pharmacol. 2018;58(12):1639-1654;
8. Shaamash AH, Sayed GH, Hussien MM, Shaaban MM. A comparative study of the levonorgestrel-releasing intrauterine system Mire- na® versus the Copper T380A intrauterine device during lactation: breast-feeding performance, infant growth and infant development. Contraception 72 (2005), 346-351.
PP-KYL-BR-1554-1
Esse artigo foi útil para você?
Gineco - Assuntos Relacionados (Métodos Contraceptivos))
ASSUNTOS RELACIONADOS
PROCURE UM MÉDICO
Precisa falar com um gineco?
Agende uma consulta
Faça uma consulta com um ginecologista, na melhor data e horário para você.
Agende um horárioARTIGOS RELACIONADOS