Conversar sobre a gravidez não desejada é também falar sobre a saúde da mulher
De acordo com o estudo"Influência da utilização de métodos contraceptivos sobre as taxas de gestação não planejada em mulheres brasileiras1", a gravidez não planejada é uma preocupação de saúde pública mundial. Estima-se que 44% de todas as gestações no mundo não foram planejadas, variando entre diversos países e mesmo dentro do próprio país.2
No Brasil, pesquisas mostram que mais de 55% das mulheres não planejaram a gravidez.3 Acredita-se que, a cada ano, 6 milhões de gestações não planejadas, 2,1 milhões de partos não planejados, 3,2 milhões de abortos e 5.600 mortes maternas seriam reduzidas com orientação sobre métodos contraceptivos, acesso a médicos e orientação para o planejamento familiar.4
Entendendo o planejamento familiar e sua importância
O planejamento familiar é um processo que permite às pessoas ou casais decidirem de forma livre e responsável quando e quantos filhos desejam ter5. Parte do planejamento inclui a escolha de métodos contraceptivos eficazes, consultas regulares com profissionais de saúde e a conscientização sobre a saúde sexual e reprodutiva6.
Importância do planejamento familiar
O planejamento familiar é fundamental para a promoção da saúde reprodutiva e sexual, permitindo gestações desejadas, espaçamento adequado entre os nascimentos e a prevenção de gravidezes não planejadas7.
Recursos
1. Métodos contraceptivos:
Pílulas anticoncepcionais, DIU de cobre e DIU hormonal , implantes, preservativos, entre outros8. Cada método tem suas particularidades, eficácias e efeitos colaterais, e a escolha deve ser individualizada, considerando as necessidades, condições de saúde e preferências da mulher ou do casal8.
2. Educação sexual
A educação sexual compreensiva é um pilar central do planejamento familiar, provendo informações corretas sobre anatomia, fisiologia, contracepção e relacionamentos saudáveis9. Ela empodera as pessoas para tomarem decisões informadas sobre sua saúde sexual e reprodutiva9.
3. Aconselhamento e serviços de saúde
O acesso a serviços de saúde reprodutiva de qualidade, incluindo aconselhamento, é essencial para o planejamento familiar bem-sucedido10. O aconselhamento adequado possibilita a identificação das necessidades individuais, oferecendo suporte na escolha e uso correto de métodos contraceptivos10
4. Legislação e Políticas Públicas
Políticas públicas e legislações adequadas são indispensáveis para garantir o direito ao planejamento familiar, assegurando acesso universal a métodos contraceptivos, educação sexual e serviços de saúde reprodutiva11
Planejamento familiar e a saúde reprodutiva
O planejamento familiar é vital para a autonomia reprodutiva e a promoção da saúde sexual e reprodutiva das mulheres. O conhecimento e acesso a métodos contraceptivos eficazes, a educação sexual adequada e o suporte de profissionais de saúde são elementos-chave para um planejamento familiar bem-sucedido.
Fontes e referências:
1.Wender MCO, Machado RB, Politano CA. Influência da utilização de métodos contraceptivos sobre as taxas de gestação não planejada em mulheres brasileiras. Femina. 2022;50(3):134-141.
2.Ganatra B, Gerdts C, Rossier C, Johnson BR Jr, Tunçalp Ö, Assifi A, et al. Global, regional, and subregional classification of abortions by safety, 2010-14: estimates from a Bayesian hierarchical model. Lancet. 2017;390(10110):2372-81. doi: 10.1016/S0140-6736(17)31794-4.
3. Brandão ER, Cabral CD. From unplanned pregnancy to contraception: contributions to the debate. Cad Saúde Pública. 2017;33(2):e00211216. doi: 10.1590/0102-311X00211216.
4. Darroch JE, Woog V, Bankole A, Ashford LS. Adding it up: costs and benefits of meeting the contraceptive needs of adolescents [Internet]. New York: Guttmacher Institute; 2016 [cited 2022 Jan 10]. Available from: https://www.guttmacher.org/report/adding-it-meeting-contraceptive- needs-of-adolescents.
5. World Health Organization. "Family planning/Contraception," WHO, 2018.
6. United Nations. "Programme of Action of the International Conference on Population and Development," UN, 1994.
7. Singh S, Darroch JE. "Adding It Up: Costs and Benefits of Contraceptive Services," Guttmacher Institute and UNFPA, 2012.
8. Centers for Disease Control and Prevention. "Contraception," CDC, 2020.
9. UNESCO. "International Technical Guidance on Sexuality Education," UNESCO, 2018;
10.World Health Organization. "Ensuring human rights in the provision of contraceptive information and services," WHO, 2014.
11.United Nations. "Transforming our world: the 2030 Agenda for Sustainable Development," UN, 2015.
PP-KYL-BR-1550-1
Esse artigo foi útil para você?
Gineco - Assuntos Relacionados (Métodos Contraceptivos))
ASSUNTOS RELACIONADOS
PROCURE UM MÉDICO
Precisa falar com um gineco?
Agende uma consulta
Faça uma consulta com um ginecologista, na melhor data e horário para você.
Agende um horárioARTIGOS RELACIONADOS