Conheça quais estão à sua disposição

 

O acesso a métodos contraceptivos eficazes é uma preocupação para muitas pessoas quando o assunto é custo. Felizmente, no Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) garante esse acesso à população, incluindo ao DIU1, método cada vez mais popular.  

 

Planejamento Familiar no SUS2

 

O planejamento familiar no Brasil não se limita apenas à oferta de contraceptivos. Inclui ações educativas, consultas, exames e, claro, a distribuição de diferentes métodos para evitar uma gravidez não planejada. A estratégia do governo é promover a autonomia das pessoas sobre suas escolhas reprodutivas, garantindo, ao mesmo tempo, a saúde e o bem-estar.

 

Além das tradicionais camisinhas masculinas e femininas, o SUS disponibiliza:

 

  • Pílulas anticoncepcionais
  • Injeções mensais e trimestrais
  • Implante subdérmico
  • Minipílula (indicada para o período de amamentação)
  • Pílula do dia seguinte
  • E, claro, o DIU de cobre, prata e hormonal  

 

DIU: o destaque entre os métodos contraceptivos femininos  

 

Devido à sua alta eficácia, longa duração e baixa manutenção, o DIU tem sido uma opção atrativa para muitas mulheres.  

 

DIU de cobre: este é o modelo mais tradicional oferecido pelo SUS.  

Ele age liberando íons de cobre que alteram o ambiente uterino, tornando-o inóspito para espermatozoides e, consequentemente, impedindo a fecundação.3

 

DIU Hormonal: em algumas prefeituras, já é possível ter acesso ao DIU Hormonal pelo SUS. O DIU hormonal libera uma forma do hormônio progestina, que se concentra no útero e tem pouca absorção pelo organismo. os DIUs hormonais não interferem no ciclo natural do corpo, e por isso há até uma  melhora e/ou não impacto na libido e no peso.4

 

Ambos os modelos são inseridos no útero e têm longa duração: até 10 anos para o DIU de cobre e até 5 anos para o DIU hormonal. Além disso, a colocação dos DIUs também é coberta pelos planos de saúde, ampliando ainda mais o acesso a esse método.5

 

 

Como ter acesso ao DIU pelo SUS5

 

Se você está considerando o DIU como opção contraceptiva, aqui vão algumas dicas de como conseguir pelo SUS:
 

  1. Consulta com ginecologista: o primeiro passo é agendar uma consulta com uma ginecologista para verificar se o DIU é indicado para você. A médica realizará uma série de exames para garantir que sua saúde está em dia e que não há contraindicações para o uso do dispositivo.
  2. Consulta de disponibilidade: entre em contato com a unidade de saúde da sua região para verificar a disponibilidade do DIU. Como mencionado, além do DIU de cobre, alguns estados e municípios já estão disponibilizando o DIU hormonal.
  3. Agende a inserção: uma vez que esteja tudo certo, a unidade de saúde agendará a inserção do DIU.

 

Os métodos contraceptivos são essenciais para que cada pessoa ou casal tenha controle sobre suas decisões reprodutivas. E, nesse contexto, o SUS desempenha um papel fundamental, garantindo acesso a uma variedade de opções. O DIU, em particular, tem se mostrado uma alternativa eficaz e de longa duração. Portanto, se você considera essa opção, consulte seu ginecologista e informe-se sobre a disponibilidade na sua região.5

 

Referências:

1. Ministério da Saúde. "Planejamento familiar: uma questão de direitos". Brasília, 2018.

2. Sistema Único de Saúde (SUS). "Saúde Reprodutiva e Planejamento Familiar". Portal SUS, 2019.

3. Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia. Disponível em: https://www.febrasgo.org.br/media/k2/attachments/03-CONTRACEPCAO_REVERSIVEL_DE_LONGA_ACAO.pdf. Acesso em Out/2023.

4. Apter D, Gemzell-Danielsson K, Hauck B, et al. Pharmacokinetics of two low dose levonorgestrel-releasing intrauterine systems and effects on ovulation rate and cervical function: pooled analyses of a phase II and III studies. Fertil Steril. 2014;101(6):16.

5. Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). "Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde 2021".

 

PP-KYL-BR-1576-1

Esse artigo foi útil para você?

Gineco - Assuntos Relacionados (Métodos Contraceptivos))

PROCURE UM MÉDICO

Precisa falar com um gineco?

Ícone de Estetoscópio

Agende uma consulta

Faça uma consulta com um ginecologista, na melhor data e horário para você.

Agende um horário

ARTIGOS RELACIONADOS

Colocou o DIU hormonal? Vem tirar as dúvidas

Baixe o app MeuDIU e fique
ligade em tudo sobre ele e
sua adaptação

Aplicativo MeuDIU