Ter um estilo de vida saudável

 

As principais formas de reduzir os riscos de desenvolver problemas de saúde no longo prazo são:

 

  • Ter uma dieta balanceada. O que significa incluir frutas e vegetais e alimentos integrais (como pães integrais, cereais integrais, arroz integral, macarrão integral), carnes magras, peixes e aves. Você deve diminuir o açúcar, o sal, o café e o álcool.
  • Ter refeições regulares, especialmente o café-da-manhã
  • Exercitar-se regularmente (30 minutos por pelos menos 3 vezes por semana)

 

O seu médico ginecologista ou nutricionista podem lhe orientar em como comer e se exercitar de forma saudável. É importante também que você sempre mantenha seu peso dentro de um valor normal (IMC entre 19 e 25). O IMC — Índice de Massa Corpórea, é uma medida que relaciona o peso com a altura (IMC = Peso / Altura2)

 

Se você estiver um pouco acima do peso, pense em atingir um nível de IMC saudável. Se você for obesa (IMC maior que 30), converse com seu médico e discuta sobre estratégias em como reduzir medidas.

 

Os benefícios de se perder peso incluem:

 

Síndrome de Ovários Policísticos (SOP)
  • Um menor risco de resistência insulínica e desenvolvimento de diabetes
  • Um menor risco de problemas cardíacos
  • Um menor risco de câncer de útero
  • Menstruações mais regulares
  • Um aumento na chance de ficar grávida
  • Redução na acne e no excesso de crescimento de pelos ao longo do tempo
  • Melhora do humor e da auto-estima

 

Consultar seu ginecologista regularmente

 

Uma vez que você seja diagnosticada com Síndrome dos Ovários Policísticos , você será monitorada para se avaliar a existência ou não de outras doenças. Se você tem mais de 40 anos ou é obesa, é possível que uma vez ao ano seu médico peça um teste para diagnosticar diabetes.

 

Se você deixou de menstruar por um longo período (mais de 4 meses) é recomendável que você consulte seu ginecologista. Sempre converse com seu médico para avaliar sua pressão arterial e seus níveis de colesterol.

 

Referências:

  1. MORAES LAM et al. Síndrome dos Ovários Policísticos in Projeto Diretrizes — Associação Médica Brasileira e Conselho Federal de Medicina. Disponível em: https://diretrizes.amb.org.br/_BibliotecaAntiga/sindrome-dos-ovarios-policisticos.pdf. Acessado em 30.Ago.2013.
  2. Portal da Saúde. Síndrome de Ovários Policísticos e Hirsutismo in Serviços: Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas. Disponível em: https://antigo.saude.gov.br/images/pdf/2019/julho/11/Ovarios-Policisticos-julho2019.pdf.  Acessado em 30.Ago.2013.
  3. NIH. Polycystic Ovary Syndrome (PCOS): Condition Information. Disponível em: http://www.nichd.nih.gov/health/topics/PCOS/conditioninfo/Pages/default.aspx. Acessado em 30.Ago.2013.
  4. RCOG. Polycystic Ovary Syndrome, Long-Term Consequences (Green-top 33). Disponível em: http://www.rcog.org.uk/womens-health/clinical-guidance/long-term-consequences-polycystic-ovary-syndrome-green-top-33. Acessado em 30.Ago.2013.

Esse artigo foi útil para você?

PROCURE UM MÉDICO

Precisa falar com um gineco?

Ícone de Estetoscópio

Agende uma consulta

Faça uma consulta com um ginecologista, na melhor data e horário para você.

Agende um horário

ARTIGOS RELACIONADOS

Colocou o DIU hormonal? Vem tirar as dúvidas

Baixe o app MeuDIU e fique
ligade em tudo sobre ele e
sua adaptação

Aplicativo MeuDIU