Se você for diagnosticada com SOP, existe um risco maior de desenvolver os seguintes problemas de saúde ao longo do tempo:
Resistência insulínica e diabetes – Se a sua glicose no sangue fica fora do normal, o diabetes pode aparecer. Estima-se que 10% a 20% das mulheres com SOP podem vir a desenvolver diabetes em algum momento. E se ela não for tratada, poderá trazer danos aos órgãos do seu corpo. Se você foi diagnosticada com SOP, o risco de desenvolver diabetes aumenta se:
- Você tiver mais de 40 anos
- Tiver parentes que tenham diabetes
- Tiver desenvolvido diabetes durante a gravidez
- For obesa (índice de massa corpórea acima de 30)
Pressão Alta – Mulheres com SOP tendem a apresentar pressão alta, o que está mais relacionado com a resistência insulínica e obesidade, que com a SOP em si. A pressão alta também pode levar a doenças do coração e, por isso, deve ser tratada.
Doenças cardiovasculares – O desenvolvimento de doenças cardíacas está relacionado a outras condições como diabetes e pressão alta. Se você não apresenta nenhuma destas condições, não há evidências claras de que você terá complicações só porque apresenta SOP. Se você tem colesterol alto, é importante que converse com seu médico, para avaliar o melhor tratamento e assim diminuir o risco de ter problemas cardíacos.
Câncer – Com menos menstruações (menos de três ao ano), o endométrio (tecido interno do útero) pode ficar mais espesso e levar ao câncer de endométrio em algumas mulheres. Existem diferentes formas de proteger o endométrio, utilizando o hormônio progestogênio. O seu ginecologista pode discutir as opções que estão disponíveis, como as pílulas anticoncepcionais ou os sistemas intrauterinos à base de hormônio.
Depressão e alterações de humor – Os sintomas da SOP podem afetar a forma como você se enxerga e como você acredita que os outros lhe vêem. Isso pode diminuir a sua auto-estima.
Referências bibliográficas:
- MORAES LAM et al. Síndrome dos Ovários Policísticos in Projeto Diretrizes — Associação Médica Brasileira e Conselho Federal de Medicina. Disponível em: https://diretrizes.amb.org.br/_BibliotecaAntiga/sindrome-dos-ovarios-policisticos.pdf. Acessado em 30.Ago.2013.
- Portal da Saúde. Síndrome de Ovários Policísticos e Hirsutismo in Serviços: Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas. Disponível em: https://antigo.saude.gov.br/images/pdf/2019/julho/11/Ovarios-Policisticos-julho2019.pdf. Acessado em 30.Ago.2013.
- NIH. Polycystic Ovary Syndrome (PCOS): Condition Information. Disponível em: http://www.nichd.nih.gov/health/topics/PCOS/conditioninfo/Pages/default.aspx. Acessado em 30.Ago.2013.
- RCOG. Polycystic Ovary Syndrome, Long-Term Consequences (Green-top 33). Disponível em: http://www.rcog.org.uk/womens-health/clinical-guidance/long-term-consequences-polycystic-ovary-syndrome-green-top-33. Acessado em 30.Ago.2013.
Esse artigo foi útil para você?
ASSUNTOS RELACIONADOS
PROCURE UM MÉDICO
Precisa falar com um gineco?
Agende uma consulta
Faça uma consulta com um ginecologista, na melhor data e horário para você.
Agende um horárioARTIGOS RELACIONADOS