O ciclo menstrual normal tem em média 28 dias com sangramento de três a sete dias. Esse tempo pode variar naturalmente dois anos após a menarca (primeira menstruação), quando se entra na menopausa ou em caso de gravidez. Se não existir nenhuma dessas três situações, a irregularidade pode estar associada a alguma enfermidade.

 

As doenças associadas à alteração da menstruação podem estar relacionadas ao sistema reprodutor ou endócrino, como inflamações e variações hormonais. Se houver atraso ou redução do fluxo sanguíneo, pode ser síndrome dos ovários policísticos, hipotireoidismo ou alterações na glândula suprarrenal. Se ocorrer sangramento em excesso, a causa pode ser hipertireoidismo, miomas ou cistos no útero ou ovários, feridas no colo do útero ou câncer relacionado ao aparelho reprodutor feminino. Até mesmo o estresse, comum na vida da mulher moderna, e a obesidade podem afetar o ciclo menstrual.

 

Se sua menstruação apresentar irregularidades por mais de três meses, com ciclos muito curtos ou muito longos e com variações bruscas no fluxo sanguíneo, procure um ginecologista o mais rápido possível. Investigar os motivos dessa variação é fundamental para iniciar um tratamento desde o início da doença, assim sua saúde e fertilidade ficarão seguras.

 

Menstruação irregular pode esconder problemas de saúde

Fonte:

BARCELOS, Raquel Siqueira. Distúrbios menstruais em mulheres de 15-54 anos de idade na cidade de Pelotas, RS / Raquel Siqueira Barcelos; orientadora Iná da Silva Santos. – Pelotas : Universidade Federal de Pelotas, 2013.

Esse artigo foi útil para você?

PROCURE UM MÉDICO

Precisa falar com um gineco?

Ícone de Estetoscópio

Agende uma consulta

Faça uma consulta com um ginecologista, na melhor data e horário para você.

Agende um horário

ARTIGOS RELACIONADOS

Colocou o DIU hormonal? Vem tirar as dúvidas

Baixe o app MeuDIU e fique
ligade em tudo sobre ele e
sua adaptação

Aplicativo MeuDIU