As hemorroidas são vasos do reto que se romperam por causa da prisão de ventre e causam dor, coceira e sangramento anal. Elas surgem devido à força feita na hora de evacuar, mas também podem aparecer durante o trabalho de parto pelo mesmo motivo.
É uma condição comum durante a gravidez, pois cerca de 50% das gestantes sofrem desse problema que, na maioria dos casos, desaparece dias depois do parto. Mulheres gestantes estão mais expostas a doença, pois durante esse período aumenta a circulação sanguínea no corpo e dilatação das veias abaixo dos membros inferiores pela pressão do peso do útero.
Manter uma dieta rica em fibras e água, praticar exercícios físicos com regularidade e não adiar as idas ao banheiro são hábitos essenciais para evitar o surgimento de hemorroidas na gravidez. Caso o problema surja e seja persistente, converse com seu médico, pois ele poderá receitar medicamento que, aliado aos hábitos acima, podem tratar a hemorroida sem prejudicar o bebê.
Fontes:
BABY CENTER. Hemorroidas. Disponível em: http://brasil.babycenter.com/a1500504/hemorroidas#ixzz3T8y1wfW2. Acesso em 27 de fevereiro de 2015
DRAUZIO VARELLA. Hemorroidas. Disponível em: http://drauziovarella.com.br/cancer/hemorroidas-2/. Acesso em 27 de fevereiro de 2015.
Esse artigo foi útil para você?
ASSUNTOS RELACIONADOS
PROCURE UM MÉDICO
Precisa falar com um gineco?
Agende uma consulta
Faça uma consulta com um ginecologista, na melhor data e horário para você.
Agende um horárioARTIGOS RELACIONADOS