A gravidez, com as variações hormonais, pode afetar a imunidade da mulher, deixando-a mais exposta a doenças oportunistas, como as diversas viroses existentes, provocando febre, vômitos, infecções, entre outros sintomas.
É preciso ficar atenta a qualquer anormalidade, pois alguns vírus podem atingir o bebê por meio da corrente sanguínea, prejudicando o desenvolvimento da gestação. Viroses também podem causar desidratação, outro fator preocupante que pode prejudicar a saúde da mãe e da criança.
A gestante não deve se automedicar, é preciso procurar pelo seu médico obstetra para que ele, de acordo com o diagnóstico, indique os medicamentos adequados para tratar a doença sem prejudicar o bebê.
Manter uma dieta equilibrada, rica em vitaminas e minerais, ingerir muito líquido e praticar exercícios físicos (autorizados pelo seu médico) com regularidade auxiliam no fortalecimento da imunidade, fundamental para a segurança da gestação.
Fontes:
ABC DA SAÚDE. Gravidez e queixas mais frequentes. Disponível em: https://www.abcdasaude.com.br/ginecologia-eobstetricia/gestacao-e-queixas-mais-frequentes. Acesso em fevereiro de 2015.
TUA SAÚDE. Virose. Disponível em: http://www.tuasaude.com/virose/. Acesso em 27 de fevereiro de 2015.
Esse artigo foi útil para você?
ASSUNTOS RELACIONADOS
PROCURE UM MÉDICO
Precisa falar com um gineco?
Agende uma consulta
Faça uma consulta com um ginecologista, na melhor data e horário para você.
Agende um horárioARTIGOS RELACIONADOS