Dor de cabeça, sono e cansaço podem não ser apenas desculpas. A falta de vontade de fazer sexo é uma disfunção sexual chamada desejo sexual hipoativo (DSH), um problema que, além de provocar a insatisfação feminina e desestabilização do relacionamento, também pode desencadear outros problemas de saúde, como depressão. Esta disfunção não surge de uma hora para outra, seu desenvolvimento é gradual e, por isso, é preciso estar atenta aos sintomas e procurar ajuda.
As causas para o DSH podem ser psíquicas ou fisiológicas. Nos últimos 50 anos a mulher assumiu multifunções na nossa sociedade: é mãe, esposa, dona de casa e profissional. Esse acúmulo de tarefas aumenta a produção de adrenalina e cortisol, hormônios que causam estresse e reduzem a libido. As alterações hormonais da menopausa, como a redução da testosterona, hormônio responsável pelo desejo sexual, também resultam na falta de desejo. Problemas de relacionamento, educação repressora, histórico de abusos sexuais e agressão estão entre os principais fatores causadores do DSH.
O tratamento é individualizado de acordo com o motivo desencadeador do distúrbio. Pode ser realizado com a reposição hormonal, fisioterapia, acompanhamento psicológico, entre outras abordagens .
Fontes:
PSICNET. Transtorno do desejo sexual hipoativo. Disponível em: http://www.psicnet.com.br/temas/temas_default.asp?ID=1846. Acesso em 06 de março de 2015.
PSICWEB. Frigidez ou desejo sexual hipoativo. Disponível em: http://www.psiqweb.med.br/site/?area=NO/LerNoticia&idNoticia=342. Acesso em 06 de março de 2015.
MINHA VIDA. Perda gradativa do desejo sexual afeta a saúde feminina. Disponível em: http://www.minhavida.com.br/saude/materias/11149-perda-gradativa-do-desejo-sexual-afeta-a-saude-feminina. Acesso em 06 de março de 2015.
Esse artigo foi útil para você?
ASSUNTOS RELACIONADOS
PROCURE UM MÉDICO
Precisa falar com um gineco?
Agende uma consulta
Faça uma consulta com um ginecologista, na melhor data e horário para você.
Agende um horárioARTIGOS RELACIONADOS