A relação sexual deve ser prazerosa para ambos os parceiros. A ocorrência de dor durante a relação sexual é denominada vaginismo, que se caracteriza por contração involuntária recorrente ou persistente dos músculos do períneo e da entrada da vagina, impossibilitando a penetração. No longo prazo, pode levar a quadros de ansiedade, baixa autoestima e depressão.
O vaginismo pode ser de três tipos:
- Primário: quando surge desde a primeira relação sexual;
- Secundário: quando surge depois de um período de relações normais;
- Terciário: é conhecido também como situacional, pois ocorre apenas em determinadas posições com determinados parceiros.
As causas desta disfunção sexual são complexas, e comumente estão relacionadas a aspectos psicossociais, tais como religião, educação repressora, traumas e falta de conhecimento do próprio corpo. O tratamento psicológico, na maioria dos casos, é multidisciplinar, envolvendo ginecologista, fisioterapeuta e psicólogo.
Fonte:
ALVEIRO, Mariana Chaves; DRUUSSO, Patrícia; URDIALES, Ana Paula. Efetividade de intervenções fisioterapêuticas para o vaginismo: uma revisão da literatura. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/262427810_Effectiveness_of_physical_therapy_for_vaginismus_a_literature_review. Acesso em 06 de março de 2015.
Esse artigo foi útil para você?
ASSUNTOS RELACIONADOS
PROCURE UM MÉDICO
Precisa falar com um gineco?
Agende uma consulta
Faça uma consulta com um ginecologista, na melhor data e horário para você.
Agende um horárioARTIGOS RELACIONADOS