A nidação é a implantação do óvulo fecundado na parede uterina. Após a fecundação, que ocorre nas tubas uterinas, inicia-se a divisão celular e o embrião, chamado de zigoto nesse estágio, se move até o útero.
No útero o embrião com 10mm está pronto para se fixar no endométrio, camada que recobre a parede uterina com grande concentração de progesterona. Com a nidação se inicia a formação da placenta e a produção do hormônio gonadotrofina coriônica humana – HCG, o hormônio da gravidez, e se tem a confirmação da gestação.
Do momento da fecundação até o início da nidação pode transcorrer de 5 a 12 dias, variando de acordo com cada organismo, sendo o tempo comumente considerado pelos ginecologistas de sete dias. A fixação completa do embrião na parede do útero leva cerca de 13 dias.
Os sintomas mais comuns da nidação surgem no terceiro dia com cólicas e sangramentos em pequena quantidade com coloração que varia do vermelho vivo ao marrom. Por serem semelhantes aos da menstruação são confundidos com ela e se tornam motivo de desespero para as mulheres que estão tentando engravidar, pois elas acreditam que estão sofrendo um aborto espontâneo. Se os sintomas persistirem e o fluxo sanguíneo aumentar fora do período esperado para a menstruarão, procure o seu ginecologista.
Fonte:
CAMBIAGHI; Arnaldo Schizzi; CASTELLOTTI, Daniella Spilborghs. “O processo reprodutivo normal” in: Fertilidade Natural. Disponível em: http://www.fertilidadenatural.com.br/pdf/capitulo03.pdf. Acesso em 14 de outubro de 2014.
Esse artigo foi útil para você?
ASSUNTOS RELACIONADOS
PROCURE UM MÉDICO
Precisa falar com um gineco?
Agende uma consulta
Faça uma consulta com um ginecologista, na melhor data e horário para você.
Agende um horárioARTIGOS RELACIONADOS