Os hormônios da gravidez deixam as mulheres mais expostas a infecções genitais e urinárias, pois relaxam os músculos dos rins e uretra, reduzindo o fluxo de urina para a bexiga, dando mais tempo para a proliferação de bactérias no líquido que, em mulheres não-gestantes, seria rapidamente eliminado do corpo.
Os principais sintomas da infecção urinária são: dor ao urinar, vontade constante de ir ao banheiro, líquido com odor forte e presença de pus ou sangue, dores abdominais, febre, enjoo e vômito, e dores durante a relação sexual, mas muitas vezes pode ser assintomática. Se não tratada, a infecção urinária pode atingir os rins e provocar parto prematuro, colocando a vida do bebê em risco.
Para curar a infeção urinária a mulher deve utilizar antibióticos específicos para esse tipo de enfermidade. Apesar de não oferecerem riscos à gestação, o tratamento é feito com acompanhamento médico.
Fontes:
BABY CENTER. Infecção urinária na gravidez. Disponível em: http://brasil.babycenter.com/a1500658/infec%C3%A7%C3%A3ourin%C3%A1ria-na-gravidez#ixzz3T6hIiNJJ. Acesso em 27 de fevereiro de 2015.
BEBÊ. Infecção urinária é comum durante a gravidez. Disponível: https://bebe.abril.com.br/gravidez/infeccao-urinaria-e-comum-durante-a-gravidez/. Acesso em 27 de fevereiro de 2015.
Esse artigo foi útil para você?
ASSUNTOS RELACIONADOS
PROCURE UM MÉDICO
Precisa falar com um gineco?
Agende uma consulta
Faça uma consulta com um ginecologista, na melhor data e horário para você.
Agende um horárioARTIGOS RELACIONADOS