Quando o assunto é sexo não há dúvidas: todas as pessoas concordam que é bom, mas o que muitos não sabem é que além de ser prazerosa a relação sexual é saudável. O tão desejado orgasmo, por exemplo, libera substâncias responsáveis pela sensação de bem-estar, como as endorfinas, que reduzem a sensibilidade à dor e melhoram o humor, entre diversos outros benefícios. Veja abaixo:
Cada vez mais bonita: De acordo com um estudo realizado pela Universidade Queens, no Reino Unido, fazer sexo pela manhã e atingir o orgasmo aumenta os níveis de estrogênio, testosterona e outros hormônios ligados à beleza da pele e cabelos. Além disso, a adrenalina causada pelo desejo sexual aumenta a circulação sanguínea, que deixa a pele mais viçosa e saudável.
Alívio da TPM e cólicas: Para algumas mulheres os hormônios liberados durante o orgasmo ajudam a aliviar os sintomas da tensão pré-menstrual (TPM) e os movimentos durante a relação estimulam e relaxam os órgãos reprodutores, reduzindo a intensidade das cólicas.
Sono dos anjos: Devidos aos neurotransmissores liberados durante a relação, a sensação de relaxamento é prolongada, proporcionando uma noite de sono tranquila.
Fim das crises de enxaqueca: A liberação de endorfinas durante o orgasmo reduz a sensibilidade à dor, relaxam a musculatura e melhoram o humor, reduzindo assim a tensão e as dores de cabeça.
Torna a vida menos estressante: A ação do cortisol, principal hormônio do estresse, é reduzida com a ação do orgasmo, capaz de acalmar e relaxar.
Emagrece: Meia hora de sexo pode queimar até 85 calorias, segunda a Associação Americana de Educadores e Terapeutas Sexuais.
Coração mais feliz e saudável: Segundo pesquisa da Universidade de Bristol, na Grã-Bretanha, realizada com 3 mil homens entre 45 e 59 anos, após 20 anos de prática sexual regular os riscos de infarto por morte súbita são significativamente menores do que em homens que não têm vida sexual ativa.
E não se esqueça: sexo é bom e faz bem para a saúde, mas desde que seja feito com segurança.
Fonte:
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Cadernos de atenção Básica. Saúde Sexual e Saúde reprodutiva. Disponível em: http://189.28.128.100/dab/docs/publicacoes/cadernos_ab/abcad26.pdf. Acesso em 13 de janeiro de 2017.MINHA VIDA. OITO BENEFÍCIOS DO SEXO PARA A SAÚDE. http://www.minhavida.com.br/saude/galerias/11730-oito-beneficios-do-sexo-para-a-saude. Acesso em 13 de janeiro de 2017.BOLSA DE MULHER. Sexo e saúde. Disponível em: http://www.bolsademulher.com/corpo/sexo-e-saude. Acesso em 13 de janeiro de 2017.
Esse artigo foi útil para você?
ASSUNTOS RELACIONADOS
PROCURE UM MÉDICO
Precisa falar com um gineco?
Agende uma consulta
Faça uma consulta com um ginecologista, na melhor data e horário para você.
Agende um horárioARTIGOS RELACIONADOS