As doenças autoimunes são causadas por alterações imunológicas que fazem com que o corpo se torne intolerante a componentes do próprio organismo, podendo ser causadas por fatores externos como vírus e bactérias ou por substâncias presentes originalmente no próprio corpo. Dentre elas existem doenças que, além de seus sintomas característicos, também alteram o ciclo menstrual, como o lúpus, doença mais comum em mulheres, que faz com que as células do sistema imunológico ataquem os tecidos, articulações, fígado, coração, pulmão, rins e cérebro. E também o hipotireoidismo, condição na qual a glândula da tireoide não produz a quantidade de hormônio suficiente.
No caso do lúpus, as pacientes podem apresentar fluxo menstrual intenso, amenorreia (ausência de sangramento) ou oligomenorreia (escassez de sangramento) devido à instabilidade dos hormônios e uso excessivos de imunossupressores. O hipotireoidismo também provoca as mesmas alterações no ciclo menstrual devido à falta do hormônio da tireoide, que tem influência sob diversas funções do corpo, podendo até levar à infertilidade. Apesar dos problemas relacionados ao ciclo menstrual, com o tratamento adequado a paciente é capaz de levar uma vida normal. Consulte sempre um especialista!
Fontes:
NONATO, Dejan Rodrigues; BARBOSA, Vitalina Souza; RODRIGUES, Diogo Lima; AMARAL, Poliana Cordeiro; ASSIS, Mychelle Resende; SILVA, Nilzio Antonio. Alterações menstruais em pacientes com lúpus eritematoso sistêmico sob uso de imunissupressores. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbr/v50n5/v50n5a04.pdf. Acesso em 16 de outubro de 2014.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE ENDOCRINOLOGIA E METABOLOGIA; Hipertireoidismo e Hipotireoidismo. Disponível em:
http://www.endocrino.org.br/hipertireoidismo-e-hipotireoidismo/. Acesso em 16 de outubro de 2014.
Esse artigo foi útil para você?
ASSUNTOS RELACIONADOS
PROCURE UM MÉDICO
Precisa falar com um gineco?
Agende uma consulta
Faça uma consulta com um ginecologista, na melhor data e horário para você.
Agende um horárioARTIGOS RELACIONADOS