Com as últimas semanas da gestação se aproximando, a ansiedade começa a crescer, e quando a grande hora chega e o nervosismo toma conta, muitas mulheres não conseguem identificar se a bolsa de fato se rompeu. Mas o que caracteriza o rompimento da bolsa amniótica é a quantidade de líquido e seu aspecto, pois o material amniótico é quase transparente e tem odor semelhante ao de água sanitária.
Para algumas gestantes, o líquido fica apenas gotejando, enquanto para outras o fluxo é mais intenso, mas para todas elas existe uma única sensação: a de urinar e não conseguir controlar. Caso a mulher tenha apenas acordado com a calcinha úmida, é preciso verificar se não se trata de urina, secreção vaginal, suor ou até mesmo o tampão mucoso, que pode sair aos poucos na forma de secreção com sinais de sangue, anunciando que a hora do parto está se aproximando. Mas fique atenta pois, em alguns casos a bolsa pode romper antes da hora. se desconfiar que isso pode ter acontecido, procure seu médico imediatamente.
Para que você não tenha nenhum constrangimento no caminho até à maternidade, você pode utilizar um absorvente ou uma toalha para controlar o vazamento. Observe constantemente a cor do líquido: no início ele será amarelado e depois ficará mais transparente. Se o líquido não estiver transparente avise seu médico imediatamente. Lembre-se que não há motivos para pânico. afinal, o momento do nascimento de seu filho será um dos mais felizes da sua vida.
Veja também alguns cuidados necessários com a saúde da gestante
Fonte:
FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA; Rotura Prematura das Membranas. Disponível em: https://diretrizes.amb.org.br/_BibliotecaAntiga/rotura-prematura-de-membranas.pdf. Acesso em 09 de outubro de 2014.
Esse artigo foi útil para você?
ASSUNTOS RELACIONADOS
PROCURE UM MÉDICO
Precisa falar com um gineco?
Agende uma consulta
Faça uma consulta com um ginecologista, na melhor data e horário para você.
Agende um horárioARTIGOS RELACIONADOS