Os contraceptivos orais oferecem inúmeros benefícios como o controle do ciclo menstrual, redução das cólicas e do fluxo de sangramento, além da redução dos problemas de pele, como acne. Porém, algumas mulheres apresentam reações nos três primeiros meses de uso da pílula, considerado como período de adaptação ao método, como retenção de líquido, náuseas e redução da libido.
Muitas vezes os anticoncepcionais podem melhorar o desejo sexual pelo fato de garantir uma eficácia contraceptiva. Porém, em alguns casos, por alterar a dinâmica da ovulação, pode afetar o desejo de mulheres mais sensíveis a alterações hormonais. O consumo desse tipo de medicamento não interfere na qualidade do sexo ou nos orgasmos, proporcionando uma vida sexualmente ativa.
Quando ocorre a queda do desejo sexual feminino momentaneamente, compreenderá apenas a fase de adaptação ao anticoncepcional. Caso ela perdure, converse com seu ginecologista sobre o assunto, pois somente ele poderá investigar se a alteração na libido é, de fato, causada pelo anticoncepcional e, sendo esse o caso, poderá mudar o tipo de pílula ou até mesmo o método contraceptivo por algum que não atue fortemente na corrente sanguínea.
Fonte:
HATCHER, R.A.; RINEHART,W.; BLACKBURN, R.; GELLER, J. S.; e SHELTON, J. D.; Pontos Essenciais da Tecnologia de Anticoncepção. Beltimore, Escola de Saúde Pública Johns Hopkins, Programa de Informação de População, 2001.
Esse artigo foi útil para você?
ASSUNTOS RELACIONADOS
PROCURE UM MÉDICO
Precisa falar com um gineco?
Agende uma consulta
Faça uma consulta com um ginecologista, na melhor data e horário para você.
Agende um horárioARTIGOS RELACIONADOS