Você conhece bem o seu ciclo?
A tabelinha, ou método natural, é uma técnica que consiste em monitorar exatamente em que estágio está seu ciclo menstrual e manter relações sexuais apenas em dias não férteis. Existem diversas maneiras de realizar essa técnica e vários sinais de fertilidade sobre os quais você precisa ter conhecimento, incluindo flutuações na temperatura do seu corpo e alterações no muco cervical. Por causa da quantidade de planejamento necessária para este método, ele não é o melhor para pessoas desorganizadas, esquecidas ou espontâneas.
Apesar de existirem muitas ferramentas disponíveis para ajudá-la no acompanhamento, desde calendários físicos a aplicativos digitais, a tabelinha exige um conhecimento íntimo e detalhado do seu ciclo menstrual. Para ter uma chance maior de evitar a gravidez nos dias em que você está ovulando, é aconselhável usar um método de barreira, como preservativos masculinos ou femininos, ou um diafragma, para aumentar sua chance de não engravidar. A tabelinha é uma escolha popular para aquelas pessoas que não desejam usar métodos anticoncepcionais químicos ou hormonais. Além disso, se você desejar engravidar no futuro, esse monitoramento da fertilidade poderá ser bastante útil.
Como avaliar
Hormônios
Não, a tabelinha não inclui hormônios.
Facilidade de uso
Os métodos de tabelinha variam em relação a atenção que precisam, mas é importante estar atenta aos dias férteis e usar um método anticoncepcional adicional nesses dias.
Sua menstruação
A tabelinha não tem nenhum efeito sobre a menstruação.
Qualquer pessoa pode usar a tabelinha?
Sim. Todos os casais podem usar a tabelinha, mas devem ser motivados e treinados em seu método preferido, e comprometerem-se a evitar a relação sexual sem proteção nos dias férteis, se desejarem evitar gravidez não planejada.
Posso usar a tabelinha se os meus ciclos não forem regulares?
Alguns métodos de tabelinha permitem que você acompanhe seus dias férteis, mesmo que tenha menstruações irregulares. No entanto, deve-se lembrar que é possível engravidar mesmo que tenha relações sexuais nos dias em que não está ovulando.
Quanto dura o período em que a relação sexual sem proteção deve ser evitada?
O número de dias férteis em um ciclo varia de mulher para mulher. O número médio varia entre 12 e 18 dias, durante os quais a relação sexual sem proteção deve ser evitada. Para evitar gravidez não planejada durante esse período, outro método anticoncepcional deve ser usado, como preservativos.
Qual probabilidade tenho de engravidar durante minha menstruação?
Durante o fluxo menstrual, as chances de gravidez são baixas, mas não são zero. Nos primeiros dias de sangramento, as chances de engravidar são as menores. Conforme esses dias passam, as chances aumentam, com o sangramento continuando ou não. As chances de engravidar aumentam até a ovulação. No dia seguinte à ovulação, as chances de gravidez começam a diminuir progressivamente. Alguns métodos de tabelinha que dependem das secreções cervicais aconselham evitar relação sexual sem proteção durante o fluxo mensal, porque secreções cervicais não podem ser detectadas durante o sangramento e há um pequeno risco de ovulação neste momento.
Posso usar um aplicativo ou gráfico para acompanhar a tabelinha?
Há aplicativos disponíveis que foram projetados para acompanhar seu ciclo natural de menstruação e ajudá-la a se planejar. O nível de eficácia do acompanhamento desses aplicativos ainda é assunto de debate.
O que você precisa saber
12 a 18 dias
Número de dias que uma mulher é mais fértil durante o seu ciclo, nos quais deve usar um anticoncepcional diferente para evitar a gravidez.
2,6%
Porcentagem de mulheres em todo o mundo que usam a tabelinha como o principal anticoncepcional.
1
Número de óvulos normalmente liberados durante a ovulação.
- Não tem hormônios externos e pode ser uma opção para mulheres que sentem os efeitos indesejados dos mesmos.
- É uma maneira de acompanhar os dias férteis para mulheres que querem engravidar.
- Pode ser usada durante a amamentação.
- Pode requerer prática, além de acompanhamento cuidadoso do ciclo menstrual e dos dias férteis.
- Mesmo com acompanhamento cuidadoso, ela não cobre as variações naturais no ciclo menstrual.
- Pode não dar margem à espontaneidade.
- Não protege contra HIV/AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).
Esse artigo foi útil para você?
Gineco - Assuntos Relacionados (Métodos Contraceptivos))
ASSUNTOS RELACIONADOS
PROCURE UM MÉDICO
Precisa falar com um gineco?
Agende uma consulta
Faça uma consulta com um ginecologista, na melhor data e horário para você.
Agende um horárioARTIGOS RELACIONADOS