Contato ou relação sexual é qualquer aproximação íntima que envolva os órgãos sexuais das pessoas.
Dessa forma, ao contrário do que muitas pessoas pensam, diversas práticas que não necessariamente envolvem a penetração vaginal são consideradas relação sexual. Exemplos: pênis-boca, pênis-vulva, pênis-ânus, vulva-vulva, entre outras possibilidades.
Por outro lado, há o sexo sem penetração, que consiste na estimulação sexual, geralmente com as mãos, sem troca de fluidos corporais.
Do ponto de vista da saúde, é importante diferenciar a relação ou contato sexual do sexo sem penetração. Isto porque esta última modalidade é considerada uma atividade mais segura no que diz respeito à transmissão de ISTs (infecções sexualmente transmissíveis), e à gravidez.
Assim, o contato sexual desprotegido pode favorecer a contaminação por AIDS, HPV, candidíase, entre outras enfermidades. Para garantir uma vida sexual saudável é necessário o uso da camisinha masculina ou feminina durante as relações sexuais. Essa é a única maneira de prevenir as ISTs.
A gravidez poderá ocorrer caso haja contato entre o pênis e a vagina, vulva ou região próxima. Para evitar uma não planejada, é recomendado o uso da camisinha. É preciso lembrar que o líquido liberado pelo pênis antes da ejaculação pode conter espermatozoides. Dessa forma, apenas o uso correto da camisinha (desde o início da relação) pode ser considerado seguro. Existem outros métodos contraceptivos que podem ser utilizados conjuntamente com a camisinha para diminuir as chances de uma gravidez não planejada.
Fonte:
Dr. Sérgio dos Passos Ramos CRM 17.178 – SP
Esse artigo foi útil para você?
ASSUNTOS RELACIONADOS
PROCURE UM MÉDICO
Precisa falar com um gineco?
Agende uma consulta
Faça uma consulta com um ginecologista, na melhor data e horário para você.
Agende um horárioARTIGOS RELACIONADOS